' LIBERTAR primeiro, ensinar depois' Cogito ergo sum “Não que eu imitasse os cépticos, que duvidam apenas por duvidar, e ostentam apenas manter-se em irresolução; pois, ao contrário, todo o meu projeto era simplesmente firmar-me na certeza, e rejeitar a terra e areia instável em prol de colocar-me em rocha ou argila.”
sexta-feira, 26 de junho de 2009
23/6/2009
A crise econômica atual: algumas frases para se refletir sobre ela
Fonte Clube Mundo www.clubemundo.com.br
Muito se falou e escreveu (e se continuará falando e escrevendo) sobre esse momento que o mundo atravessa. Em seguida, algumas frases para se reflexão sobre o assunto.
Frase 1 - Quanto maior a crise, mais creio nos BRICs. (Jim O’Neil, economista-chefe do Banco Goldman Sachs, criador do termo BRICs)
Frase 2 – Não haverá soluções nacionais para a crise mundial. Em 1929 as soluções nacionais levaram a mais crise, à xenofobia e regimes autoritários que desembocaram na Segunda Guerra Mundial. (Deputado Federal Aloísio Mercadante)
Frase 3 – O Brasil possui um sistema bancário e financeiro saudável, contas públicas em ordem, comércio exterior diversificado no que se refere a seus parceiros comerciais e uma vocação diplomática para o multilateralismo.
Frase 4 – O G-20 reúne 19 das principais economias industrializadas e em desenvolvimento mais a União Européia. Sua reunião inicial aconteceu em 1999 e este grupo de países representa 90% do PIB mundial, 80% do comércio e 2/3 da população do planeta.
Frase 5 – A eleição de Barack Obama e a Cúpula do G-20 sinalizam o ingresso da comunidade internacional num mundo novo que é o das realidades e dos desafios do século XXI. A transição para o novo século foi possivelmente prolongada pelas ações militares do governo Bush. (embaixador Sergio Amaral)
Frase 6 – (...) o documento oficial do G-20 anunciou o “fim da era do segredo bancário”, o início da “transição para uma economia mais verde” e a inauguração de um sistema em que economias emergentes e pobres terão mais peso nas decisões mundiais. (adaptado de editorial do jornal Folha de S.Paulo)
Frase 7 - (...) o G-20 poderá encarnar a primeira mudança consistente da obsoleta arquitetura política concebida em meio aos horrores da Segunda Guerra e cuja reforma tem sido cobrada por numerosos países. Se isso ocorrer, os historiadores do futuro poderão escrever que em abril de 2009 surgiu o equivalente para a economia do Conselho de Segurança (CS) da ONU para a política internacional. Nessa instância, diferentemente do CS, nenhum membro será “mais igual” do que outros. (adaptado de editorial do jornal O Estado de S.Paulo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário