1) A designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética (1991) é :
a) Nova Ordem Mundial
b) Pós-Moderno
c) Guerra Fria
d) Entre Guerras
e) Grande Depressão
2) Charge recentemente publicada no jornal americano "New York Post" causou ira entre os jornais americanos e internacionais, que a julgaram um verdadeiro ultraje e criticaram a obra por seu caráter :
a) Homofóbico
b) Machista
c) Racista
d) Militarista
e) Religioso
3) Críticas dos aliados de Washington e de denúncias dos grupos de defesa dos direitos humanos sobre a prisão para terroristas que funciona na base naval de Guantánamo (Cuba), ganharam espaço após a decisão do Presidente Barak Obama de determinar o fechamento da prisão no prazo de um ano. O teor destas críticas aponta para fatos como :
a) A falta de segurança para a população de Guantánamo
b) O alto custo da base naval
c) As constantes rebeliões havidas em Guantánamo
d) O desrespeito à soberania cubana sobre Guantánamo
e) A detenção prolongada de supostos terroristas e a permanência deles na prisão sem acusações
4) O Tratado de Lisboa , assinado em 2007 pelos 27 países da União Européia é na prática uma tentativa de reedição do(a) :
a) Tratado do Atlântico Norte
b) Conferência de Yalta
c) Tratado de Roma
d) Constituição Européia (Tratado Constitucional Europeu TCE)
e) Tratado de Maastricht
5) "Eu acho que a posição da Igreja é extrema, radical, inadequada, me parece um contrassenso diante do que aconteceu". A frase dita pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão revelou divergência pública com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho. O motivo das críticas do ministro ao religioso tem relação com :
a) Polêmica relativa à participação do Presidente Lula em evento de distribuição de camisinhas no carnaval
b) Críticas da Igreja a política econômica do governo
c) A excomunhão dos médicos e da família da menina de 9 anos de Alagoinha (PE a 230 km de Recife), que fez um aborto após ser estuprada e engravidar de gêmeos.
d) Pedido de proibição de crucifixos nas dependências de tribunais
e) Projeto de reconhecimento da união civil entre homossexuais
6) São dificuldades atuais da União Européia, exceto :
a) Problemas econômicos especialmente agudos em alguns membros mais novos que fizeram parte do bloco soviético.
b) Tensões que a crise econômica mundial inevitavelmente produziu entre seus 27 países com níveis desiguais de desenvolvimento
c) Pressões protecionistas que estão minando o tradicional conceito de solidariedade
d) Rigores de se manter uma moeda comum, o euro, em uma região com necessidades econômicas diferentes.
e) Conflitos armados entre países membros
7) São ações que marcaram o início do governo do Presidente Barack Obama, exceto :
a) Polêmica nomeação de políticos com dívidas de impostos ao Estado, os mesmos tiveram que desistir do compromisso quando os fatos vieram ao conhecimento público.
b) Suspenção das restrições impostas pela gestão Bush ao financiamento público de pesquisas com células-tronco embrionárias
c) Anuncio da retirara das tropas de combate do Iraque até agosto de 2010.
d) Anúncio do fechamento da prisão de Guantánamo
e) Manutenção da política tributária da Era Bush
8) Após amargar um período de incerteza sobre sua permanência o brasileiro recordista em participações na principal categoria do automobilismo, Rubens Barrichello conseguiu permanecer na F-1 em escuderia recém criada. Para conseguir o lugar, Barrichello venceu a disputa com o sobrinho de Ayrton Senna pela vaga num dos carros da equipe :
a) Honda
b) Brawn GP
c) USF1
d) Ferrari
e) Williams
9) Criada no imediato pós-Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) é o maior e mais importante organismo multilateral existente no mundo contemporâneo. A Secretaria Geral cuida da burocracia e do funcionamento da instituição. O Conselho de Segurança, que toma decisões sobre paz e segurança mundiais, é composto por quinze membros, dos quais cinco são permanentes e têm direito a veto. A Assembléia Geral é o único órgão da ONU com representantes de todos os países-membros. O Conselho Econômico e Social coordena as ações das agências especializadas da ONU, algumas das quais bastante conhecidas, como a OMS, a FAO, a OIT e a Unesco.
A partir dessas informações, que se relacionam ao funcionamento e à ação da ONU, assinale a opção incorreta :
a) O Conselho de Segurança é formado por quinze membros, dos quais dez são eleitos para cumprir mandato por tempo determinado.
b) Os cinco membros do Conselho de Segurança se distinguem dos demais por não terem mandato estipulado e pelo poder de impedir que um determinado tema seja discutido no Conselho
c) Pelo que o texto afirma, a Assembléia Geral é o órgão menos democrático da ONU.
d) Muitas das agências especializadas da ONU, bem como os programas e fundos desse organismo, visam à melhoria das condições de vida da população mundial, a exemplo dos voltados para a saúde, a agricultura e a educação.
e) Quando o texto diz que a ONU é um órgão multilateral, ele também está afirmando tratar-se de um organismo aberto à participação de vários países, e não apenas de uns poucos.
10) A União Européia (UE) é, reconhecidamente, o mais completo exemplo de aproximação de países de uma determinada região, em uma época em que se multiplicam os blocos regionais. Em relação a essa experiência, assinale a opção correta.
a) Históricas desavenças entre Alemanha e França impediram que a União Européia completasse seu projeto inicial, dela ficando ausentes os alemães.
b) A maior crítica que se faz à UE é o fato de que a integração que ela promove ocorra tão somente no campo econômico, deixando de lado preocupações associativas de natureza política e cultural.
c) Inicialmente apresentado apenas como moeda contábil, o euro hoje circula entre os países da UE que o adotaram, sepultando velhas moedas nacionais.
d) Percebe-se claramente que, após alguns anos de experiência associativa, a UE foi incapaz de melhorar os índices econômicos de seus integrantes menos desenvolvidos, como Portugal.
e) A UE projeta-se, no cenário internacional, como inimiga dos EUA, aproximando-se cada vez mais de países ou blocos que estejam enfrentado o governo e as grandes corporações daquele país.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir